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    Audiência do Instagram já é 40% superior à do Facebook

    Com a chegada da pandemia ao mundo, as redes sociais experimentaram um crescimento exponencial. Lives, vídeos curtos, bate-papo por áudio e outros recursos ganharam a atenção das pessoas e revelaram o quanto ainda há de espaço para inovação neste segmento. O Instagram e o Facebook continuam como os reis do pedaço e uma pesquisa revelou alguns dados bem curiosos.

    Estudo desenvolvido pela Emplifi, antiga Socialbakers, revelou que a audiência global do Instagram já é 40% maior que a do Facebook. Em termos de engajamento, os números impressionam ainda mais: a rede dos Stories e Reels tem 22,7 vezes mais interações do que a irmã mais velha. A base de usuários saltou quase 10,3% no Instagram no primeiro trimestre de 2020, contra apenas 0,8% do Facebook no mesmo período.

    O gráfico mostra que o Facebook anda em queda no quesito interações, mas segue firme em audiência e posts (Imagem: Reprodução/Emplifi)

    Os dados mostram o que se nota na prática: o Insta está cada vez mais "substituindo" o Facebook como o queridinho das pessoas. Não significa que um vá substituir o outro, mas a tendência é de a rede de Mark Zuckerberg se tornar nichada e a de Adam Moseri ocupar o posto de plataforma mais ampla.

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    Apesar dos dados positivos do Instagram, ele ainda perde para o Facebook na disputa pela preferência das marcas. Conforme o levantamento da Emplifi, 53,7% das postagens de companhias são feitas no Facebook. Embora o estudo não adentre nesse mérito, dá para imaginar que este resultado revela a importância dos links — o Insta só perde a inserção nos Stories — e dos grupos.

    No Brasil, a tendência é diferente do resto do mundo (Imagem: Reprodução/Emplifi)

    E no Brasil?

    Diferentemente do resto do planeta, o Facebook ainda tem mais audiência no Brasil do que o "rival", mas este tem interações (curtidas e comentários, principalmente) mais expressivas. Já na quantidade de posts, ambos ficam praticamente empatados, afinal muitas pessoas e empresas acabam replicando os mesmos conteúdos nas duas plataformas.

    Este levantamento é parte do relatório Social Media Trends Report Q1 2021, produzido com base nas respostas dos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2021. Na edição do quatro trimestre de 2020, o resultado também foi similar, com ênfase no renda publicitária maior destinada ao Facebook.

    O que se pode concluir disso tudo é: se quer audiência ampla, aposte no Facebook; se quer engajamento, vai de Instagram. Qual das suas é a sua favorita ou você não curte nenhuma delas? Deixe seu comentário.

    Leia a matéria no Canaltech.

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    Alveni Lisboa

    Com a chegada da pandemia ao mundo, as redes sociais experimentaram um crescimento exponencial. Lives, vídeos curtos, bate-papo por áudio e outros recursos ganharam a atenção das pessoas e revelaram o quanto ainda há de espaço para inovação neste segmento. O Instagram e o Facebook continuam como os reis do pedaço e uma pesquisa revelou alguns dados bem curiosos.

    Estudo desenvolvido pela Emplifi, antiga Socialbakers, revelou que a audiência global do Instagram já é 40% maior que a do Facebook. Em termos de engajamento, os números impressionam ainda mais: a rede dos Stories e Reels tem 22,7 vezes mais interações do que a irmã mais velha. A base de usuários saltou quase 10,3% no Instagram no primeiro trimestre de 2020, contra apenas 0,8% do Facebook no mesmo período.

    O gráfico mostra que o Facebook anda em queda no quesito interações, mas segue firme em audiência e posts (Imagem: Reprodução/Emplifi)

    Os dados mostram o que se nota na prática: o Insta está cada vez mais "substituindo" o Facebook como o queridinho das pessoas. Não significa que um vá substituir o outro, mas a tendência é de a rede de Mark Zuckerberg se tornar nichada e a de Adam Moseri ocupar o posto de plataforma mais ampla.

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    Apesar dos dados positivos do Instagram, ele ainda perde para o Facebook na disputa pela preferência das marcas. Conforme o levantamento da Emplifi, 53,7% das postagens de companhias são feitas no Facebook. Embora o estudo não adentre nesse mérito, dá para imaginar que este resultado revela a importância dos links — o Insta só perde a inserção nos Stories — e dos grupos.

    No Brasil, a tendência é diferente do resto do mundo (Imagem: Reprodução/Emplifi)

    E no Brasil?

    Diferentemente do resto do planeta, o Facebook ainda tem mais audiência no Brasil do que o "rival", mas este tem interações (curtidas e comentários, principalmente) mais expressivas. Já na quantidade de posts, ambos ficam praticamente empatados, afinal muitas pessoas e empresas acabam replicando os mesmos conteúdos nas duas plataformas.

    Este levantamento é parte do relatório Social Media Trends Report Q1 2021, produzido com base nas respostas dos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2021. Na edição do quatro trimestre de 2020, o resultado também foi similar, com ênfase no renda publicitária maior destinada ao Facebook.

    O que se pode concluir disso tudo é: se quer audiência ampla, aposte no Facebook; se quer engajamento, vai de Instagram. Qual das suas é a sua favorita ou você não curte nenhuma delas? Deixe seu comentário.

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